Dicas para controlar finanças pessoais

1) Liste todas as suas despesas
Faça uma relação de tudo o que você gasta. Tudo mesmo! Desde as despesas mais robustas e fixas (supermercado, condomínio, telefone, despesas com carro, pagamento de funcionários domésticos, se houver…), até as mais simples…

Aulas mais atrativas X Conhecimento X Novas profissões

É recorrente a reclamação de adolescentes e jovens sobre a quantidade de “conhecimento inútil” que são obrigados a aprender nas escolas. Segundo eles, a vida profissional não exigirá 90% do conteúdo aprendido.  A indignação é tanta que encontraram na internet um vídeo que traduz essa insatisfação. Pais e mães estariam sendo bombardeados com esse vídeo, no intuito de convencê-los de que os estudantes são submetidos a tortura de ter que dominar essa “overdose de conhecimento”.

Organizar virou profissão

“O Programa 5S” é rotineiro para quem trabalha utilizando qualquer método de gestão. Pelo menos na teoria, todos aqueles que atuam como gestores conhecem o Programa e usam comumente a linguagem “preciso fazer um 5S nesse escritório (sala, documentos, biblioteca etc.)”.

O meu sonho para a escola do futuro

Refletindo sobre o dia da escola que se aproxima, um turbilhão de pensamentos e ideias se superpõem em uma velocidade sem limites. Palavras e expressões como qualidade, eficácia e eficiência, aquisição de competências, espaço de aprendizagem, resultados pedagógicos, filosofia de educação, metodologia de ensino e tantos outros são conceitos que perpassam, como em um filme, na minha mente. Por Maria Helena Godoy

Essa estranha mania de ter fé na vida…

Já dizia a escritora estadunidense Helen Keller, primeira pessoa surda e cega a alcançar um bacharelado, que o “otimismo é a fé em ação. Nada se pode levar a efeito sem otimismo”. Apesar da minha profunda insatisfação com o atual cenário político e econômico do país, continuo sendo um otimista incurável. Precisamos de acreditar: o país vai melhorar! Por José Martins de Godoy